De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a suplementação a base de magnésio pode ajudar a reduzir significativamente a pressão arterial em homens e mulheres com resistência à insulina, pré-diabetes e outras doenças crônicas não-transmissíveis, como as cardiovasculares e o diabetes.
E como foi feito esse estudo? Eles juntaram um grupo de pessoas com acesso a doses diárias de magnésio que variaram entre 365 e 450mg, consumidas por até seis meses. E um outro grupo que recebeu doses placebos (pílulas de mentira) ou nenhum tratamento.
Em seguida, a pressão de todos os participantes foi medida e comparada com aquelas obtidas no início do estudo.
O resultado fora esse: quem suplementou com magnésio pôde ver a pressão sistólica (ou pressão máxima) cair, em média, 4, 18mmHg e a diastólica (pressão mínima), 2,27mmHg.
Bom, mas o que de fato é o magnésio?
O magnésio ele é considerado o quarto mineral mais abundante no nosso organismo, ficando atrás apenas do cálcio, do sódio e do potássio. Incrível, não é?
Você encontra o Magnésio em diversos alimentos como sementes, amendoim, aveia, banana ou leite. Você encontra em forma de suplemento também.
A suplementação de magnésio pode ajudar a manter a diabetes longe. Isso porque quando os estoques do mineral estão baixos, abre-se uma “brecha” que pode favorecer o surgimento dessa doença crônica e da síndrome metabólica, cujo denominador comum é a resistência à insulina.
Veja bem, ter níveis baixos de magnésio pode causar alterações no funcionamento do pâncreas. O pâncreas, por sua vez, é o órgão responsável pela fabricação de insulina, que “fiscaliza” a quantidade de glicose no sangue.
Então perceba que se o pâncreas está comprometido, a produção de insulina tende a enfrentar problemas também. E quando ele falha, a glicose não consegue entrar nas células para se transformar em energia.
Sendo assim, a glicemia no sangue pode subir drasticamente e favorecer o surgimento do diabetes.
Bom, para encerrarmos, um outro motivo para exaltar o magnésio é: suas propriedades benéficas para ossos e músculos.
Olha só que interessante, cerca de 50 a 60% do magnésio do nosso corpo fica concentrado nos ossos. Ou seja, garantir que não falte esse mineral no nosso corpo é uma boa para ter uma ótima saúde óssea, certo?
Diversos estudos já associaram níveis mais baixos do mineral a riscos maiores de osteoporose, doença em que os ossos ficam fracos e quebradiços, enquanto outros estudos, citam que a alta ingestão de magnésio ao aumento da densidade mineral óssea no quadril e colo do fêmur, que são duas áreas bem expostas a fraturas.
Além do que, o magnésio é um anti-inflamatório natural que auxilia no relaxamento muscular, ajudando a evitar alguns certos tipos de dores.
Você também pode gostar...
O Magnésio Bisciglinato é um suplemento alimentar 100% natural que pode te proporcionar todos os benefícios citado acima.
Nosso suplemento de magnésio vai te ajudar no desempenho físico, combate a fadiga neuromuscular, previne a osteoporose auxiliando na produção dos hormônios que aumentam a formação óssea e ajuda a controlar o diabetes, por regular o transporte do açúcar no sangue, além de ajudar no combate a depressão e insônia.
Clique aqui para conhecer o nosso Magnésio.