Porque temos febre?

Porque temos febre? - Quatrofolhas

Por que temos febre?

O corpo humano tem uma temperatura constante entre 36 e 37°C. Algumas pessoas podem apresentar temperatura corporal um pouco mais elevada ou baixa que essa média, sem que isso seja um problema. E, por isso, entende-se como febre, a elevação da temperatura do paciente além de sua média. A febre é um dos sintomas clínicos mais comuns.

Mas o que acontece no nosso corpo para elevar a temperatura?

A temperatura corporal é controlada pelo hipotálamo, uma região do cérebro. Quando nosso organismo é invadido por agentes infecciosos, os glóbulos brancos são ativados e começam a combater esses invasores. Esse processo aumenta a produção de agentes inflamatórios “ os agentes do bem”, chamados prostaglandinas, que ajudam no processo de eliminação da infecção.

Quando esses agentes chegam ao cérebro, estimulam o hipotálamo, que aumenta a temperatura do corpo. 

É um ciclo interessante. Os glóbulos brancos produzem prostaglandinas, que ao chegar ao cérebro, aumentam a temperatura do corpo, porque assim fortalecem o sistema imunológico no combate à infecção.

Nesse momento, o corpo reage com calafrios, contrações musculares e alteração dos batimentos cardíacos, porque está lutando para se manter aquecido. Esse é o motivo do mal estar causado pela febre.

Mas mesmo entendendo que é uma reação do organismo para melhorar sua “performance” no combate aos agentes infecciosos, não é preciso ficar desconfortável. As temperaturas acima dos 39°C deixam de ser benéficas para o combate à infecção.

Como a febre é apenas um sintoma, a escolha do tratamento está diretamente associada à doença de base. Infecções por bactérias, por exemplo, podem exigir a prescrição de antibióticos, um tipo de medicamento absolutamente ineficaz quando o agente da infecção é um vírus.

Em grande parte dos casos, a febre é provocada por germes causadores de infecções de curta duração, gripesresfriados, algumas infecções intestinais, amidalites, entre outras, que o próprio sistema de defesa do organismo consegue eliminar. Portanto, em grande parte dos casos não há necessidade de medicamentos especiais para tratamento da febre. Hidratação, repouso e remédios simples como analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas são medidas suficientes para o conforto do paciente.

Então que tal evitar todo esse transtorno e deixar seu corpo com uma saúde de ferro?

Conheça o nosso “Combo Imunidade” tenha a ingestão necessária de todos os minerais e vitaminas que vão te ajudar a manter a saúde em dia.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente