Falta de nutrientes? As 4 deficiências mais comuns de vitaminas e minerais.

Falta de nutrientes? As 4 deficiências mais comuns de vitaminas e minerais.

Será que a causa do seu cansaço, enxaqueca, osteoporose, hipertensão e até diabetes é falta de vitaminas e minerais?

Conheça as 4 deficiências de vitaminas e minerais mais comuns.

O funcionamento normal do corpo requer múltiplos nutrientes. Embora seja possível obter os nutrientes necessários por meio de uma dieta equilibrada, uma dieta ocidental típica é baixa em muitos deles.

Veja quais as quatro vitaminas ou minerais mais comuns em termos de baixa quantidade no organismo.

Deficiência de magnésio

O magnésio é um mineral essencial ao organismo pois está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas e ainda é necessário para a estrutura óssea.

A principal fonte de magnésio para o corpo é a dieta. Uma má alimentação pode levar à falta desse nutriente. Nos EUA, quase 70% da população com menos de 71 anos consome menos do que a quantidade necessária de magnésio. Além disso, a deficiência de magnésio pode estar associada a inflamação intestinal ou outras doenças no intestino, consumo exagerado de álcool, uso de medicamentos como os “prazóis” e a disfunção nos rins que eliminam altas quantidades desse mineral.

A baixa ingestão de magnésio está associada a problemas de saúde, tais como diabetes tipo 2, síndrome metabólica, doenças cardíacas e osteoporose.

Os principais sintomas da deficiência de magnésio incluem:

  • Ritmo cardíaco irregular
  • Cãibras musculares
  • Síndrome das pernas inquietas
  • Fadiga
  • Enxaquecas
  • Resistência à insulina e hipertensão – em casos mais raros e a longo prazo 

 

O Magnésio Bisglicinato da Quatrofolhas contém os níveis ideais de consumo diário desse mineral e conta ainda com óleo de soja, bisglicinato de magnésio e emulsificante lecitina de soja que melhoram a absorção do nutriente pelo organismo.

Deficiência de vitamina D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel com funções que se assemelham a um hormônio. Ela circula pela corrente sanguínea e é absorvida pelas células, onde ativa ou desativa genes. Cada célula do corpo humano contém um receptor de vitamina D.

A vitamina D é produzida a partir do colesterol na pele durante a exposição à luz solar. As populações que não vivem próximas à linha do Equador são geralmente deficitárias nesta vitamina, a menos que a sua ingestão alimentar seja adequada, ou que consumam suplementos nutricionais. Nos Estados Unidos, cerca de 42% da população é deficiente em vitamina D. Este número sobe para 74% nos idosos e 82% nas pessoas com pele escura, pois a sua pele produz menos vitamina D em resposta à luz solar.

Devido à falta de sintomas aparentes, a deficiência de vitamina D não é facilmente perceptível e pode aumentar com o tempo.

Os sintomas de deficiência de vitamina D incluem:

  • Aumento do risco de fraturas
  • Ossos moles e frágeis nas crianças
  • Perda de massa óssea
  • Fraqueza muscular

Nas crianças, pode também causar retardamento do crescimento e ossos quebradiços.

O Ultra Ca-MDK da Quatrofolhas contém Vitamina D em uma fórmula diferenciada que potencializa a sua absorção e ação no organismo. O Ultra Ca-MDK combina o Magnésio, responsável por melhorar a fixação do Cálcio, a Vitamina D3, indispensável para a sua absorção pelo organismo e a Vitamina K2, cuja função é a de transportar o Cálcio para os lugares certos, impedindo a calcificação de artérias e vasos sanguíneos.

Deficiência de vitamina B12

A B12 é uma vitamina hidrossolúvel. É essencial para a formação do sangue e para o funcionamento do cérebro e dos neurônios. Cada célula do corpo necessita de vitamina B12 para o seu funcionamento normal, mas o corpo é incapaz de produzir e, por isso, a ingestão pela alimentação ou suplementação é essencial.

A vitamina B12 é encontrada em quantidades suficientes nos alimentos para animais. Assim, as pessoas que não consomem produtos de origem animal correm maior risco de ter deficiência dessa vitamina. Estudos constataram que até 80-90% das pessoas que também evitam consumir lacticínios, ou quaisquer outros ingredientes derivados de animais, podem apresentar carência de vitamina B12.

A idade é outro fator que pode levar à falta da vitamina B12. Mais de 20% dos adultos idosos podem ter carência dessa vitamina porque a absorção diminui gradualmente ao longo do tempo. A absorção de vitamina B12 é mais complicada do que outras vitaminas porque é auxiliada pela proteína fator intrínseco.

A carência desta proteína pode levar à necessidade de suplementação injetável de vitamina B12 ou de mais suplementação nutricional. A vitamina B12 não é considerada prejudicial em grandes quantidades porque é frequentemente mais difícil de absorver e fácil de eliminar.

A Vitamina B12 pode ser encontrada no Complexo B da Quatrofolhas que reúne todas as vitaminas B mais importantes, em quantidades ideais para oferecer uma proteção completa ao seu organismo. 

Deficiência de ferro

O ferro pode ser o mineral mais essencial, uma vez que é um dos principais componentes dos glóbulos vermelhos que se liga à hemoglobina e transporta oxigênio para as células.

Os dois tipos de ferro dietético são:

- Ferro de Heme. Este tipo de ferro é facilmente absorvido. Só é encontrado nos alimentos de origem animal, sendo a carne vermelha predominante em grandes quantidades.

- Ferro não-heme. Encontrado tanto em alimentos de origem animal como vegetal. Não é tão facilmente absorvido como o ferro heme.

A deficiência de ferro é uma deficiência nutritiva comum que afeta mais de 25% da população mundial. A porcentagem sobe para 47% em crianças em idade pré-escolar que não consomem alimentos ricos em ferro ou alimentos fortificados com ferro e que têm mais probabilidade de ser deficientes em ferro na vida adulta.

Além disso, cerca de 30% das mulheres que menstruam podem ser deficientes devido à perda mensal de sangue e até 42% das mulheres jovens grávidas. Além disso, os vegetarianos e veganos, por consumirem apenas ferro não-heme, têm um risco maior de ter deficiência.

Um dos sintomas mais comuns de carência de ferro é a anemia. Na anemia, o número de glóbulos vermelhos e a capacidade do sangue de transportar oxigênio diminuem.

Os sintomas de carência de ferro incluem:

  • Cansaço extremo
  • Fraqueza
  • Sistema imunológico enfraquecido
  • Problemas nas funções cerebrais

No entanto, a suplementação com ferro só é considerada necessária quando há deficiência e deve ser feita com acompanhamento médico. O consumo excessivo de ferro pode ser prejudicial.

O Polivitamínico da Quatrofolhas contém ferro e outros nutrientes necessários para melhorar a absorção das proteínas, fortalecer o sistema imunológico, ajudar na produção de energia e auxiliar a síntese natural dos hormônios. 

A melhor maneira de prevenir ou evitar deficiências é manter uma dieta equilibrada que inclua alimentos ricos em nutrientes. No entanto, os suplementos são normalmente necessários para obter quantidades suficientes de vitaminas para o funcionamento normal do organismo em determinadas fases da vida.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente