Quebre o Mito da Yoga

Olá,

Espero que esteja tudo bem com você. Obrigado por estar aqui.

Você com certeza já ouviu falar em yoga. Você sabe que ela é uma prática meditativa milenar, nascida na Índia e cujos benefícios para a saúde mental e espiritual são diversos, como por exemplo, a diminuição do estresse e o aumento da capacidade de concentração e foco.

Na nossa newsletter de hoje eu não quero falar sobre a yoga. Você já sabe o que é e, se não sabe, basta dar um google para encontrar farto material explicativo sobre isso.

O que eu quero falar hoje com você e que, isso sim, você não vai encontrar facilmente, é sobre o mito da yoga.

Todos nós guardamos mitos na cabeça. São pré-julgamentos, pré-conceitos pelos quais estabelecemos definições sobre diversos temas que não conhecemos profundamente, mas que temos uma ideia do que se trata.

Aquilo que eu chamo de “o mito da yoga” é mais um deles. E diferente da prática da yoga, que é algo muito positivo, o mito da yoga é bastante negativo. Na carta de hoje, vou explicar o porque e, juntos, vamos acabar com ele.

Sempre que encontramos algum praticante de yoga, uma pessoa zen, pensamos:

“Puxa, que ser equilibrado! Que energia balanceada! Queria ter essa paz de espírito também. Eu sou muito ansioso, meus problemas me afetam muito. Que pena que não tenho tempo para dedicar nisso”.

Muitas pessoas (e eu já fui uma delas) acreditam que, para se atingir os benefícios mentais e espirituais da yoga, você precisa fazer yoga. E a verdade é que essas pessoas não tem tempo (ou às vezes interesse) na prática da yoga!

Então, o que acontece é que essas pessoas ficam frustradas e tristes, pois elas se interessam pelos benefícios da yoga mas, como elas não praticam, então pensam que isso nunca será para elas.

O mito da yoga, portanto, é você acreditar que é somente por meio desta prática que você vai atingir os resultados de paz mental, equilíbrio emocional, ascensão do espírito e aumento de concentração.

Na verdade, a yoga é um meio que leva a todos estes fins que descrevi acima. Mas existem outros! E essa é uma revelação que pode melhorar sua vida de uma maneira incrível! Você pode obter todos os benefícios da prática da yoga sem fazer yoga.

Veja bem: a yoga é uma forma de meditação extremamente eficiente e positiva. Não estou falando mal dela, ok? Só estou dizendo que, assim como diversas outras coisas na vida, não são todos que tem tempo ou interesse em praticá-la… mas teriam interesse nos benefícios que ela traz.

E é aqui que nossa carta começa a ficar interessante.

Se você é uma pessoa que, como eu, tem muitas ocupações, talvez não consiga encaixar mais uma em sua rotina. Isso pois, o seu tempo livre, você usa para ir para à academia ou fazer algum esporte que você não quer parar.

Existem também pessoas que iniciam a prática da yoga mas para elas não é algo frutífero, pois para ela é impossível permanecer na posição de Lotus por mais de 2 minutos sem pensar no que ela tem que fazer no dia seguinte.

Bom, se você leu essa carta até aqui, já entendeu o meu ponto e neste exato momento está se perguntando “ok, quero ter todos os benefícios da yoga sem praticá-la. Como eu faço?”

Preste atenção nessa dica que eu vou dar então. Eu chamo ela de A Prática do 1 minuto. Você vai usar um minuto (eu disse UM MINUTO) para se conectar ao Cosmos e isso vai mudar radicalmente sua vida para sempre.

Pratica do 1 minuto consiste em entrar em estado meditativo por 1 minuto logo nos seguintes momentos do seu dia: 1) ao acordar; 2) ao tomar banho (preferencialmente, ao final do banho); 3) ao tomar café da manhã, almoçar e jantar; 4) ao ir dormir.

Para entrar em estado meditativo é algo muito simples, mas não necessariamente fácil. É uma prática que você desenvolve com o tempo.

Todo estado meditativo surge do silêncio absoluto. Não do silêncio externo, esse não é importante. Estou me referindo ao silêncio interno. Você sabe, aquelas vozinhas que ficam na nossa cabeça toda hora nos dizendo o que temos que fazer e com o que devemos nos preocupar.

Você pode silenciá-las simplesmente pedindo à elas. Pode parecer insano, mas funciona! E você pode pedir em voz alta. Não porque as pessoas tenham que ouvir, mas pq muitas vezes você tem que ouvir o próprio pedido.

Peça às suas vozes interiores: “Vozes que habitam o meu ser. Vou usar apenas um minuto de silêncio absoluto. Neste período, nada mais importa, somente o silêncio e a minha existência no agora. Faço isso para entrar em estado meditativo e curar minhas angústias e ansiedades.”

Ao mentalizar estas palavras, você está “se autorizando” a usar este minuto e todas as suas vozes irão respeitar. Pode acreditar no que estou dizendo, eu faço a mesma coisa!

Uma vez autorizado, você se sentirá livre e pleno em seu minuto de silêncio. E é importantíssimo que você os faça de maneira espaçada, exatamente nos momentos do seu dia que mencionei acima.

E tem outros detalhes muito importantes para dizer à você. Algumas coisas que são importantes de explicar… mas esta carta já ficou muito grande. Eu termino ela na semana que vem, quando você já tiver entendido essa mensagem e posto em prática tudo o que falei acima.

Que o Universo te ilumine e até semana que vem.

João Pedro

__

A Quatrofolhas é a sua marca de suplementos de alta performance.

Isso você já sabe.

Mas nosso compromisso é o de difundir não somente o cuidado com o corpo, mas também com a mente. Saúde para nós é um corpo são e uma mente sã. Nem só um, nem só o outro. Mas os dois!

Então, pensando em como ajudar as pessoas que buscam o equilíbrio do espírito, começamos hoje com nossa versão escrita de “O Poder do Trevo”, nossa série que bombou no Youtube e agora seguirá também no formato escrito.

Essa é uma newsletter semanal que trará para as pessoas temas ligados à saúde mental, de maneira única e com conteúdo profundo. É só você conferir!

Posts Recentes

pt_BRPortuguese
 
Sua lista de comparação está vazia